O maior desafio que uma empresa compradora na busca por fornecedores tem é de encontrar empresas qualificadas, legalmente e tecnicamente, com tradição de fornecimento comprovada para fornecimento de bens e serviços. Com o mercado cada vez mais competitivo, formar e gerenciar um banco de fornecedores de alta performance passa a ser um fator estratégico para a área de compras. A formação desses parceiros comerciais passa necessariamente por um processo chamado: cadastro corporativo.
Afinal, o que é o cadastro corporativo?
Aliado à tecnologia, o cadastro corporativo é o mais novo canal de captação e qualificação de fornecedores. Empresas compradoras, através de um processo customizado de avaliação, submete seus fornecedores em potencial à um sistema de avaliação que pode ser um simples questionário de pré-qualificação ou um longo processo de avaliação documental, passando pelos mais diversos critérios como: técnico, econômico, legal, qualidade, SMS e em alguns casos de integridade. Toda documentação passa por uma equipe de avaliação de fornecedores que habilita a empresa a fazer parte do seleto quadro de fornecedores.
A Petrobras, por exemplo, possui sua plataforma de cadastro corporativo exclusiva: o Portal de Compras e Contratação Petrobras. É com ela que a estatal demanda o bem ou serviço de interesse, realiza suas cotações, compras e avaliações periódicas. Tudo em uma única plataforma de negócio, sem precisar recorrer à nenhuma outra fonte externa de referência. A habilitação transparente e gratuita em seu cadastro corporativo é o suficiente para qualquer empresa se tornar fornecedor Petrobras.
O papel estratégico da área compras
Com advento do cadastro corporativo, o processo de qualificação de fornecedores ganhou autonomia e fez com que a área de compras assumisse um novo papel. Sai a figura do comprador tático, preocupado com o preço e a capacidade técnica operacional, para um comprador estratégico, com disponibilidade para negociação, seleção e estudo de novos fornecedores e soluções.
Requisitos globais de qualificação de fornecedores baseado na ISO 9001:2015
Quando se fala em grandes empresas, não tem como não falar de um sistema de gestão da qualidade como o da ISO 9001. Empresas que aderem a esse sistema, naturalmente precisam atender a seus requisitos. A norma diz: “A organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”. Ou seja, estamos diante de um movimento universal condicionado a um processo de qualificação e avaliação de fornecedores que necessariamente passa por um banco de dados oriundos de um cadastro corporativo.
Diretrizes de Compliance e Antissuborno
Sabemos que a preocupação em combater práticas de suborno e corrupção não é de hoje. Lançada neste ano (2017), a ABNT NBR ISO 37001 especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão antissuborno. Empresas do mundo todo vêm aderindo à essa norma, o processo de implementação tem uma relação direta na qualificação e gestão de fornecedores, ou seja, o processo de cadastro corporativo ganha ainda mais evidência em empresas que adotam práticas de compliance.
Tendência entre os grandes players do mercado
Empresas como Petrobras, Itaú, VALE, CSN, Raizen e outras em esfera pública ou privada, já utilizam e aprimoram seus cadastros corporativos. A tendência é que mais empresas adotem esse processo aliado a tecnologia. Afinal, uma pesquisa da KPMG apontou que mais de 50% das empresas entrevistadas pretendem investir em tecnologia para melhorar sua cadeia produtiva.
Antecipe-se e estabeleça uma estratégia cadastral
Por isso, se você pretende fornecer para grandes empresas compradoras, lembre-se que possivelmente em algum momento você será submetido ao um processo de qualificação através de um cadastro corporativo. e Prepare-se: isso pode tomar um bom tempo seu e de sua equipe só com documentações comprobatórias. Atente-se para que ao menos todas documentações legais e econômicas estejam em dia e designe um responsável para gerenciar sua validade. Um cadastro corporativo bem feito é o seu cartão de visita dentro da empresa, cuide bem dele e gere muitas oportunidades.