Por dentro do CRC: critério de integridade

Quando se fornece para a Petrobras, todas as transações entre fornecedor e a estatal são feitas através de uma plataforma exclusiva da empresa. Nesta plataforma, estão todos os possíveis fornecedores selecionados pela empresa. Isto é, antes de fornecer, todos passam por uma avaliação para verificar a qualidade dos serviços dos possíveis fornecedores.

A plataforma de gestão de fornecedores da Petrobras chama-se Portal de Compras e Contratação da Petrobras. Para ser aprovado em seu sistema, é preciso ter um CRC. Mas para resumir, o CRC é como se fosse seu passaporte de entrada para a plataforma.

Por ser uma grande plataforma e possuir um intenso fluxo de informações trocadas, existem diversas dúvidas ao redor de seu uso. Essas dúvidas podem estar incluídas em diversos setores, como: integridade, legal, técnico, TEC-SMS, gerencial e muitos outros.

Para sanar dúvidas, criamos uma série prática que aborda as dúvidas do processo de qualificação. Neste post, separamos as principais dúvidas no Portal de Compras e Contratação da Petrobras sobre o critério de integridade.

O que é PPPC?

Essa sigla é encontrada diversas vezes durante o processo de qualificação. Ela significa Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção. Programa que é conduzido por ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção. Essas ações foram consolidadas no Manual do PPPC.

Onde encontro o Manual do PPPC?

É fácil! Acesse: www.petrobras.com.br > Canais de Negócios > Canal Fornecedor > Acesso Rápido > Manual do PPPC – Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção. Pronto, você chegou ao manual.

O que é Due Diligence de Integridade – DDI?

Due Diligence de Integridade (DDI) é parte integrante do PPPC ! Ela tem o intuito de subsidiar a avaliação de um novo critério incluído no processo de avaliação dos fornecedores da Petrobras, o Critério Integridade. Este critério levantará as informações do fornecedor de bens ou serviços sobre sua reputação, idoneidade e transparência na condução de suas práticas negociais e, onde couber, de seus administradores, sócios proprietários e acionistas. 

O que acontecerá caso não seja preenchido questionário?

  • Na Inscrição – Cadastro Corporativo e Registro Simplificado: não continuidade do processo de cadastramento. A situação do Fornecedor no cadastro será alterada para desistente.
  • Na Renovação/Reclassificação – caso o Fornecedor possua aprovação técnica, o status máximo alcançado será Q (para itens Corporativo) e R (para itens do Registro Simplificado), podendo ter apenas a emissão do CRC parcial.

Preciso preencher o questionário do Critério Integridade para a matriz e todas as filiais que fizerem parte do cadastro?

Não. O questionário válido para todas será o preenchido pela primeira empresa do grupo. Importante: as respostas poderão ser revistas no processo de renovação das demais empresas do grupo, passados 6 meses da última avaliação feita.

Posso alterar o preenchimento do Critério Integridade a qualquer momento?

Não, a reavaliação do Critério Integridade somente ocorrerá após ter decorrido o prazo de 6 meses da sua última avaliação para Empresas que obtiveram Grau de Risco Alto. O prazo de seis meses corresponde ao período de tempo considerado pela Petrobras como razoável para que o fornecedor possa implementar e/ou aprimorar o seu programa de integridade, garantindo isonomia no relacionamento com os nossos fornecedores.

Qual a nota do Critério Integridade?

O avaliação do Critério Integridade resultará no Grau de Risco de Integridade, que poderá ser Alto, Médio ou Baixo.

Quais foram os fatores de riscos responsáveis pela classificação de GRI alto a minha empresa ?

O GRI alto é calculado tendo em vista a ponderação dos fatores de risco de integridade avaliados pela Petrobras durante o procedimento de DDI. Dessa forma, não há como atribuir o resultado da classificação do GRI a um único fator de risco. No entanto, quanto mais robustas e completas forem as evidências de existência e aplicação de procedimentos de integridade por parte da sua empresa, melhor será a avaliação do GRI.

O que posso fazer para melhorar a classificação do GRI da minha empresa?

Implementar e/ou aprimorar o programa de integridade da sua empresa, documentando adequadamente os resultados alcançados.

Post Recentes

Quem Somos
Assessoramos empresas de todos os portes e nacionalidades a se tornarem fornecedores das maiores empresas públicas e privadas no mercado brasileiro
Contato
Fale conosco e entenda o porque somos referência no assunto.
E-mail: contato@canalfornecedor.com.br
Canal Fornecedor © Copyright 2024. Todos os direitos reservados