Preciso ter CRC após a lei 13.303?

Neste ano (2018), a lei 13.303/18 entrou em vigor no mês de Junho. Com isso, muitos candidatos a fornecedores da Petrobras ficaram com receio sobre como ficaria o processo de compras da empresa, já que a lei exige mais transparência de todas as estatais encontradas no país.

Antecipando a lei, a empresa implementou um novo processo de contração no mês de fevereiro. O novo processo foi implementado aos poucos, iniciando-se no Espírito Santo, sendo implementado completamente no país todo no mês de maio. Assim, a Petrobras começou alterando também o nome do antigo CRCC Petrobras para CRC Petrobras.

Com a mudança no processo, a Petrobras se adequou com o intuito de melhorar o tempo da contratação: 70 dias para objetos simples e 200 dias para equipamentos e serviços complexos, como FPSOs. Anteriormente os prazos alcançavam o dobro do tempo.

Uma das grandes dúvidas que mais circulou entre os candidatos ao fornecimento da Petrobras foi  se o CRC ainda seria obrigatório para tornar-se fornecedor da estatal, já que o processo para a emissão do certificado ainda é bastante complexo. Muitas pessoas não conseguem emiti-lo sozinhas e precisam de apoio de uma consultoria para isso.

Mas afinal, o CRC ainda é obrigatório? A resposta é: não, o CRC não é mais obrigatório. Mas não se anime, o processo de certificação pode ajudar (e muito) você a conseguir vencer uma licitação mesmo não sendo mais exigido.

Caso o processo licitatório seja ganho, a Petrobras exige que os documentos necessários sejam entregue em dias, mas organizá-los para a entrega demanda muito mais do que isso. Para quem tem o CRC Petrobras, esse trabalho praticamente não existe. O certificado pode ser apresentado, substituindo total ou parcialmente os documentos exigidos.

Além disso, empresas que possuírem o certificado estão aptas a receberem oportunidades licitatórias e convites da empresa para outros tipos de contratação.

Antigamente uma obrigatoriedade, mas hoje o CRC tornou-se mais valioso e agora é utilizado para gerar vantagem competitiva. Arriscar não emitir o certificado tem altas chances de você com que você perca uma licitação.

Caso queira saber mais sobre o CRC, visite nossa sessão de CRC Petrobras aqui em nosso blog e confira vantagens do certificado para o seu negócio.

Post Recentes