O cadastro de fornecedores surgiu recentemente no mercado quando comparado aos outros métodos de compras. Com a maior presença da tecnologia no segmento de suplly chain, a tendência é que os cadastros passem a ser mais popularizados entre empresas fornecedoras de bens e serviços.
Atualmente, diversas grandes empresas já possuem seus processos cadastrais e já falamos sobre algumas aqui. Dentre elas podemos citar a maior estatal do país, a Petrobras. A petroleira possui um dos mais complexos cadastros! Muitas empresas do setor privado já possuem cadastros como a Enel, uma das maiores empresas de energia do Brasil.
Apesar do aumento do cadastro de fornecedores, muitas empresas ainda são resistentes porque não confiam muito neste método. Para esclarecer os benefícios de fazer um cadastro, elencamos 5 vantagens.
Agiliza suas etapas comerciais – Por já possuir etapas pré-estabelecidas, o seu esforço comercial é menor. A etapa de negociação só acontece caso você participe de alguma concorrência. Assim, terminando o cadastro sua empresa já fica na mira do comprador.
Melhor custo x benefício – Por ser tudo digital, os seus custos comerciais tornam-se menor e também economiza tempo. Assim, ao invés do seu representante comercial gasta menos tempo buscando o representante comercial da sua empresa algo, mas sim vendendo porque a oportunidade vai até você.
Maior visibilidade do negócio – Apesar dos cadastros serem um pouco complexos de serem realizados, você possui mais liberdade para fazer vários em paralelo. Assim, você entra para o banco de dados de diversas empresas e consegue aumentar a visibilidade da sua marca.
Mantém seus documentos organizados – Participar de processos cadastrais exige que você tenha documentos atualizados o tempo todo. Por exemplo, caso você participe do processo para fornecer para a Petrobras, é necessário estar com seus documentos em dia para atualizar o seu cadastro.
Amplia suas oportunidades comerciais – Como já falamos em um post anterior, o cadastro de fornecedores é mais um método para atrair clientes. Além disso, sua probabilidade adquirir um negócio aumenta porque uma vez que sua empresa está cadastrada, você passa a receber concorrências abertas pela empresa.
Como já falamos aqui, você pode acabar se atrapalhando ao fazer muitos cadastros por conta própria. O ideal é buscar uma consultoria especializada que ajude você nesta tarefa.